Microgreens de Rúcula
Sobre o Microgreens de Rúcula
A rúcula é uma folhosa verde-escura cada vez mais presente na salada dos brasileiros, mas já era utilizada, pelos antigos gregos, contra a má digestão.
É fonte de vitaminas A e C, cálcio, potássio, ferro, ômega-3 e fibras e contribui para o bom funcionamento intestinal e prevenção de doenças, como o câncer de cólon. Por ser uma boa fonte de ferro, pode contribuir para a prevenção da anemia. Para potencializar a absorção desse mineral, inclua também alimentos com vitamina C, como o limão.
Contém ômega-3, um ácido graxo presente geralmente em peixes e sementes como linhaça e chia, com ações anti-inflamatória e antioxidante, que contribuem para a diminuição do colesterol ruim e prevenção de desordens cardiovasculares.
Além disso, as fibras presentes na rúcula promovem a saciedade e podem auxiliar na redução do colesterol sanguíneo, também, é fonte de potássio e, assim, pode ajudar na regularização dos níveis de pressão arterial.
A vitamina A presente na rúcula é boa para a visão, pele, cabelos e unhas, já a vitamina C age de forma benéfica no sistema imunológico, prevenindo infecções, gripes e resfriados.
Consumo
O broto de Rúcula encantam pela delicadeza, com suas folhas e caule minúsculos. Além disso, trazem um componente nutricional saudável. O sabor acentuado permite bons contrastes. Prove com legumes cozidos, vitela, peixes, aves, risotos, massas e até no sanduíche.
A rúcula deve ser consumida preferencialmente crua, pois, ao ser cozida, perde parte de suas propriedades benéficas.